POMTE

De acordo com a Resolução nº 33/ 2011, do Conselho Nacional de Assistência Social, por meio de um conjunto de diversas políticas, a assistência social deve promover a integração ao mundo do trabalho.

Com base nessa premissa o POMTE - Programa de Orientação para o Mercado de Trabalho e Emprego - prevê aumentar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado competitivo de trabalho, por meio de planos individuais de apoio que, desenvolvidos numa perspectiva de empoderamento, tenham em conta as suas potencialidades, interesses e necessidades; cuidando para que seus direitos sejam respeitados e seus deveres sejam cumpridos.

Público Alvo:

Pessoas com deficiência intelectual, motora, sensorial e múltipla, de ambos os sexos, beneficiários ou não do BPC ou de outros Programas de Transferência de Renda, acima de 18 anos.

Capacidade de Atendimento:
100 Pessoas com deficiência, seus familiares e empresa.

Recursos Humanos Envolvidos:
•    Assistente Social e Orientador Profissional.
•    Equipe de apoio: Psicóloga;  Terapeuta Ocupacional;  Pedagoga;

Recurso Financeiro Utilizado:
Recursos Próprios Oriundos do setor de Captação de Recursos.

Abrangência Territorial:
Município de Atibaia e entorno.

Demonstração da forma de participação e/ou estratégias:
•    Elaboração: Apoio à integração, manutenção e reintegração no mercado de trabalho, avaliação e orientação para a qualificação e emprego; Adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetônicas. Ações de formação inicial e contínua.

•    Execução: Para as famílias: Participação em atividades que permitirão a troca de experiências, orientação e palestras. Para as pessoas com deficiência: Recrutamento; Avaliação Individual; Preparação, Capacitação e Orientação; Encaminhamento e Apoio pós-colocação. Para as Empresas: Assessoria, consultoria, orientação para a inclusão, palestras, apoio de equipe multiprofissional, solução de problemas e dúvidas.

•    Avaliação e monitoramento: Entrevista com a pessoa com deficiência objetivando identificar interesses e aspirações relativas às atividades laborais; Entrevista com a família da pessoa com deficiência visando obter dados referentes ao núcleo familiar, às expectativas desta em relação à formação para o trabalho e qualificação profissional da pessoa com deficiência; Ampliação do número de adesão de empresas ao programa. Criação do Planejamento Centrado na Pessoa (PCP) e com base nos dados do PCP criação de Relatórios descritivos do comportamento ocupacional, emocional, social e cognitivo; Pesquisa de satisfação das empresas.


Para realizar uma doação para a APAE de Atibaia é fácil.

Ligue 11. 4414 6800

Quero Participar!

Clique em uma das imagens para colaborar com a APAE de Atibaia

Telefone: (11) 4414-6800

Praça Papa João Paulo II, 25

Atibaia / SP CEP: 12942-230

Veja como chegar na APAE de Atibaia